sábado, 27 de novembro de 2010

Resenha – A menina que roubava livros.


Resenha – A menina que roubava livros.

Olá, acabei de ler ontem a noite precisamente as 22:00 hs e adorei completamente o livro, o barato é que eu sempre me refiro a este livro como se fosse um filme, pois acho a narrativa muito aprisionadora da minha atenção, espero mesmo de coração que o filme esteja pelo menos seguindo as linhas centrais do livro.

A história é sobre uma garotinha que vive no meio daquela loucura mortífera da 2ª GM e no meio da Alemanha nazista. Liesel é a nossa garotinha roubadora de livros e quem conta a história não é ela, ^^, e sim a morte. Mas não é uma narrativa pesada e de terror é leve e cheia de sensibilidade e por vezes muito divertida.

Liesel é alfabetizada aos 10 anos de idade, o que a faz ter uma sensação de liberdade quando consegue lê seus livros roubados é uma menina esperta e doce com algumas amizades especiais e outras meio duvidosas é recebida em sua 2ª casa de maneira ímpar e a cada página percebemos como o amor pode nascer entre pessoas antes desconhecidas.

A história se desenvolve no contexto histórico da aversão dos alemães aos judeus e comunistas e os exemplos dessas perseguições são retratadas com muita sensibilidade, no entanto nem todos os alemães seguiam de coração os ditames do seu salvador Hitler e esses pagam caro por exercer o seu livre arbítrio.

A garota nasce duas vezes, ganha três famílias e constrói uma, rouba meia dúzia de livros, ganha e perde um amor e sempre desde o início conquistou a admiração da morte.

É sim um maravilhoso livro, o seu autor é o australiano Markus Zusak, o livro foi lançado no Brasil em 2007 pela editora intríseca, nossa muito bom um livro bem profundo para um escritor tão novinho ele tinha 31 anos.

0 comentários: